Qual o verdadeiro papel de um advogado criminalista

Qual o verdadeiro papel de um advogado criminalista?

Quero ser um advogado criminalista. Porém, a pergunta a ser feita é: você sabe o que faz um advogado criminalista? Não?

Então, continue lendo esse artigo, pois ele foi feito pra você, nos próximos parágrafos vamos falar sobre todas as atribuições que competem a um advogado criminalista. Confira!    

Como o nome surge, o advogado criminalista é o profissional responsável por defender um cliente que está sendo acusado de ter cometido um crime.

A pessoa pode ser inocente ou culpada e cabe ao advogado fazer sua defesa dentro do que delimita da lei para defender o seu cliente, porém a defesa do cliente também deve ser justa. É função do profissional ainda atuar para que a lei seja cumprida, mas na medida exata, ou seja, nem a mais e nem a menos!

O que faz um advogado criminalista para defender o seu cliente?

Para defender o seu cliente, o que faz um advogado criminalista? Cabe a lei estudar as leis profundamente para assim montar a argumentação que será feita diante do juiz no dia do julgamento. Além disso, cabe a ele entrevistar o seu cliente e, ainda, prepará-lo, pois ele precisará prestar depoimentos.

O advogado criminalista ainda deve reunir contraprovas com o objetivo de defender o seu cliente, se ele estiver preso, é esse profissional que solicitará a justiça a sua liberdade.

Se o mesmo já tiver sido condenado em última instância e já tiver cumprido a pena, é o advogado que solicita a progressão de pena, mas se a pessoa acabou de ser condenada, cabe a ele pedir a revisão da condenação a que o réu foi submetido.

Como é a rotina de um advogado criminalista?

Advogados atuam em várias áreas do direito, seja na área cível, trabalhista, ou até para tratar assuntos ambientais como direitos na floresta contra o desmatamento e proteção de animais.

A atuação de um advogado criminalista envolve uma rotina de trabalha onde o profissional vai participar de encontros para que provas sejam reunidas com o objetivo de defender o seu cliente e, ainda, cabe a ele com base nas leis, preparar os argumentos que ele usará na defesa.

Se o cliente já estiver preso, esse profissional deverá visitá-lo na prisão e, ainda, ir aos fóruns para protocolar pedidos e participar de audiências.

O mais importante é que o advogado criminalista lida com diferentes histórias de crimes e é muito comum que elas venham recheadas de mudanças, conforme o processo transcorre.

É comum o advogado criminalista ter um escritório particular e é nesse espaço que os seus clientes são atendidos e os novos casos chegam.

Ali no escritório, ele aproveita ainda para se preparar para as audiências montando os argumentos que usará nas audiências e nos julgamentos.

Um advogado criminalista também atua na defensoria pública e como ele é funcionário público, ele não poderá negar nenhum caso que ele recebe e sua conduta profissional deverá ser ética independente do crime que o cliente que ele recebeu cometeu.

Quais são os melhores advogados criminalistas do Brasil?

Não necessariamente os melhores, mas como alguns advogados criminalistas do Brasil que são famosos, podemos citar: Márcio Thomaz Bastos; Pierpaolo Cruz Bottini Antonio Carlos de Almeida Castro (Direito Penal).  

É uma área que necessita de muita dedicação, é necessário fazer uma especialização, por isso, se você achava difícil frequentar um curso preparatório para a prova da OAB, e nem pensa em enfrentar um curso de pós graduação, é melhor refletir, pois essa área não permite mediocridades.