tipos de empresa no Brasil

Tipos de empresa no Brasil

Existem diferentes tipos de empresa no Brasil, dessa forma, é normal que muitos empreendedores iniciantes tenham algumas dúvidas e se confundem quanto ao modelo que melhor se aplica ao seu tipo de negócio.    

Caso você esteja pensando em abrir o seu próprio negócio e esteja em dúvida sobre os tipos de empresas, então continue lendo esse conteúdo para saber um pouco mais sobre o assunto e não errar na hora de escolher!

Tipos De Empresa No Brasil

De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa, cerca de 280 mil novos negócios foram abertos em meados de 2019. A tendência é que esse número cresça cada vez mais com o passar do tempo, pois milhares de brasileiros sonham em começar o seu próprio negócio.

Porém, muitos ainda possuem uma série de dúvidas sobre os tipos de empresas que existem no Brasil, além de tipos societários, portes e regimes tributários diferentes. Se você também possui essas dúvidas, então confira logo a seguir um pouco mais sobre esses tipos!

ME – Microempresa

A Microempresa é um dos melhores tipos de empresa no Brasil para quem deseja começar a trabalhar por conta própria. Pois é bem mais fácil e rápido para abrir, sem muitas etapas burocráticas para seguir, porém, há algumas limitações.

Como por exemplo, não é permitido empregar mais de 9 funcionários para comércio e serviços, já para as indústrias o permitido é até 19 funcionários. A renda bruta anual não pode ultrapassar o valor de R$ 360 mil por ano.

EI – Empresário Individual

Como o próprio nome sugere, o Empresário Individual, ou Empresa Individual, não precisa de sócios. Aliás, o indivíduo que abre esse tipo de empresa, não é o sócio dela, mas sim o proprietário, por isso que o nome do negócio deve ser o mesmo do proprietário.

Além disso, quem possui esse tipo de empresa, não pode separar os bens da empresa dos seus bens pessoais, ou seja, os bens podem se misturar. Isso significa que o gestor não terá os seus bens levados caso tenha dívidas empresariais.

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Esse é dos tipos de empresa no Brasil para ainda é novo aqui no Brasil, e é formada apenas por uma pessoa responsável pelo negócio e não precisa de sócios para abrir.

Mas, ao contrário da Empresa Individual, o proprietário não precisará pagar as dívidas empresariais com os seus patrimônios particulares.

Porém, para abrir uma EIRELI, é preciso investir um valor alto de, no mínimo, 100 salários mínimos. Assim como também, as normas que valem para empresas de Sociedade Limitada, valem para esse modelo.

Ltda. – Empresa de Responsabilidade Limitada

Esse tipo de empresa é o mais escolhido entre os empreendedores que têm sócios. Isso porque, é possível incluir todos os sócios por meio de um Contrato Social e ainda garantir a responsabilidade limitada ao capital social da empresa.

Isso significa que os bens pessoais dos sociais não se misturam com os bens da empresa, pois os sócios são responsabilizados até o valor de sua participação no capital social. Desse modo, se tiver alguma dívida da empresa, o sócio não tem seus bens levados.

EPP – Empresa de Pequeno Porte

Uma Empresa de Pequeno Porte é um empreendimento que possui fatura bruta anual entre R$ 360 mil até E$ 4,8 milhões. Mas, além do faturamento anual, o que categoriza uma EPP é o número de funcionários.

Segundo a legislação brasileira, uma Empresa de Pequeno Porte no segmento de indústria, pode contratar até no máximo 99 funcionários. Já para o segmento de comércios e serviços, pode ter entre 10 a 49 funcionários.

S.A. – Sociedade Anônima

Esse é um tipo societário que é considerado diferente de outras sociedades. Também há mais de um sócios que, nesse caso, são os acionistas, pois ao invés de cotas, eles dividem o capital da empresa em ações.

Sendo assim, os acionistas possuem o direito de comprar e vender ações e repartir os lucros entre eles. A Sociedade Anônima se divide em dois modelos: capital aberto e capital fechado.

Enquanto o capital aberto vende as suas ações através da bolsa de valores. O capital fechado ao invés de vender as ações para o público em geral, vendem para outros sócios que já estão envolvidos ou convidados.

Conclusão

Em suma, esses são alguns tipos de empresa no Brasil. Antes de abrir o seu próprio negócio, é essencial entender sobre cada um dos tipos. Para escolher o que mais se encaixa dentro das suas necessidades.

Por fim, o que achou deste conteúdo sobre tipos de empresa no Brasil? Foi útil para você? Ou ainda possui alguma dúvida? Então deixe o seu comentário!